29 de jun. de 2014

SERIA TÃO CHATO SE EU SOUBESSE O QUE VOU FAZER DAQUI A CINCO ANOS



Ricardo Jordão Magalhães

        Não existe segurança na natureza. O que era não será. O que vem por aí vai deixar para trás quem foi complacente com si mesmo e com o quê poderia ter feito pelos outros.
       Ninguém será medido pelas coisas que fez. Todos serão medidos por aquilo que deixamos de fazer.
       Quando o Universo foi criado, todo e qualquer sentido de segurança foi extirpado da vida, o botão do progresso foi acionado, tudo que conhecemos ou ainda não entendemos começou a se mover, todas as coisas entraram em constante movimento, expansão, (r)evolução.
       Inclusive o mercado, os clientes e as pessoas. Segurança é uma ilusão criada pelo ser humano. É uma lei que não existe.  Desejar uma vida segura para si é contra as leis da vida.  Eu não tenho a mínima idéia do que eu vou fazer daqui a cinco anos, mas eu sei o que eu não quero fazer hoje. Eu não quero me relacionar apenas com os mesmos clientes do ano passado. Eu não quero sentar na mesma cadeira, no mesmo lugar, com a mesma visão do ano passado. Eu não quero vender o que eu sei vender. Eu não quero ditar ordens.
       Tudo está em constante movimento.
       A cara do jornalzinho da empresa precisa de uma revolução a cada doze meses. A cara da proposta comercial precisa de uma revolução a cada seis meses. A lista de preços da empresa precisa de uma revolução a cada três meses. A marca da empresa precisa ser renovada a cada doze meses. E mesmo que não tenhamos muito dinheiro para fazer grandes revoluções, escolha uma nova cor para as paredes ou uma nova fonte de letra para as propostas. Mude as pessoas de lugar, mude os móveis de lugar, mude a decoração das salas, mude o horário das reuniões.
       Eu não tenho a mínima idéia do que eu vou fazer daqui a cinco anos, mas eu sei o que eu quero SER dentro de mim, e acredito que as possibilidades que esse SER pode gerar são impossíveis de prever com total segurança. Por isso, o que eu vou fazer todos os dias nesses próximos cinco anos é me colocar em constante movimento.
       Eu quero visitar lugares que eu ainda não conheço. Jantar naquela pizzaria que eu nunca fui. Assistir a um tipo de filme que eu nunca assisti. Comprar um livro de um autor que eu nunca ouvi falar. Fazer negócios com clientes que ninguém nunca ouviu falar.
       Enquanto o Universo está em movimento você está movendo o seu mundo? O que você faz hoje vale apenas como experiência para o que você vai fazer amanhã, não como solução. Há milhares de anos, gigantescos animais selvagens andavam por aí dominando tudo e todos quando um meteoro vindo de não se sabe onde, sem aviso e sem permissão, acabou com tudo o que existia no planetinha Terra.
       Há trinta anos, apenas 15% das empresas listadas entre as 500 Maiores e Melhores pela revista Exame em 2004 aparecem na lista da revista Exame em 1974. Nem as líderes de mercado sobreviveram tanto tempo.
       Casa, comida, roupa lavada, salário milionário, cargo de prestígio em uma empresa que aparece em comerciais de propaganda na novela da Globo não é sinônimo de vida tranqüila para ninguém. Se sentir seguro, buscar uma posição segura na vida e se assegurar que nada pode acontecer para mudar a situação segura que você vive é a pior coisa que você pode fazer contra a própria natureza do seu ser. Não foi para isso que você veio. Não é disso  segurança - que você é feito. Eu não sei o que eu vou fazer daqui a cinco anos, mas sei o que eu vou fazer hoje: eu vou estar em constante movimento.
       QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?


* Ricardo Jordão Magalhães é fundador e presidente da BIZREVOLUTION, onde ele ajuda as pessoas e as empresas a descobrir o que elas têm de melhor, quebrar paradigmas e inventar o futuro através de consultoria, treinamento e publicações.

===============================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a mensagem acima que você leu