8 de abr. de 2011

Lembranças

A história de Moisés é um grande exemplo de como devemos enfrentar as dificuldades que surgem em nosso trajeto. Logo de início, já dá pra perceber que as primeiras dificuldades, geralmente, estão na própria pessoa.

O primeiro episódio decisivo da vida de Moisés – quando ele enfrenta e mata um egípcio que maltratava um escravo hebreu – termina em fracasso. Logo no dia seguinte, quando falou com outros hebreus, foi rechaçado. Teve que fugir para não ser preso, e só depois de 40 anos trabalhando como pastor de ovelhas foi chamado ao exercício de sua liderança. Não foi uma liderança que caiu do céu. Ele teve que construí-la passo a passo, tijolo por tijolo. Para isso, soube fortalecer suas qualidades, que se tornaram mais poderosas do que seus pontos fracos.

Pontos fracos de Moisés: falta de confiança em si próprio, dificuldade de comunicação, medo de assumir desafios, ira, autopiedade e depressão, perfeccionismo e centralização.

Pontos fortes de Moisés: dedicado e estudioso, curioso e observador, audacioso, habilidoso, persistente, altruísta, justo, prudente, firme na fé, estrategista, aberto a novas idéias, visão de futuro, carismático, enérgico, solidário, disciplinado, leal, humilde, previdente, prudente, paciente, oportuno, desapegado, perseverante.

texto do Prof. Gretz, extraído de "O líder dos líderes"


======================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a mensagem acima que você leu