4 de jul. de 2009

OUVIR COM EMPATIA

A maior parte das pessoas não consegue escutar com a intenção de
compreender; elas ouvem com a intenção de retrucar.
Estão sempre falando ou se preparando para falar;
filtram tudo através de seus próprios paradigmas e lêem
sua autobiografia na vida das outras pessoas.
São pessoas que quando ouvem algum relato dizem prontamente:
“Ah! Sei exatamente como você se sente! Já passei por isso também.

Vou contar o que aconteceu comigo...”.

Já a escuta empática é a escuta com a finalidade de compreender.
Ou seja, primeiro compreender, realmente compreender.
A empatia não é igual à solidariedade.
Não significa concordar incondicionalmente com alguém,
mas compreender alguém profundamente, tanto no plano emocional
quanto no intelectual.
A escuta empática significa muito mais do que registrar, repetir
ou mesmo entender as palavras que estão sendo ditas; significa ouvir
também com os olhos e o coração.
Você ouve procurando entender o significado, o sentimento; ouve para
compreender.

Quando você ouve com empatia, você compreende o que acontece; depois
você pode se concentrar na solução do problema ou nos conselhos que
tem a dar.
É difícil procurar primeiro compreender, diagnosticar, antes de receitar uma solução.
É muito mais simples oferecer logo uma solução que vem servindo a você
há tanto tempo, sem se preocupar se ela serve ou não à outra pessoa.

Portanto, por mais difícil que seja, procure primeiro compreender
antes de aconselhar.
Esse é um princípio correta que se manifesta em muitas áreas da vida.
É a marca registrada de todos os profissionais de verdade.


(texto de Stephen R. Covey no livro
“Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”)



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